Esta publicação é o início de uma serie de resoluções de problemas, começarei dos níveis mais básicos e conforme avançar nos estudos irei aumentar o nível dos exercícios.
As resoluções conterão a explicação do como cheguei á resposta, algoritmos feitos no VisualG, e a resolução em si.
O exercício a seguir será respondido em linguagem C, pois esta é a linguagem que decidi estudar com mais afinco no momento, mas pretendo trazer essas resoluções em outras linguagens no futuro.
Então é isso. Mão à obra.
URI Online Judge | 1001
Extremamente Básico
Leia 2 valores inteiros e armazene-os nas variáveis A e B. Efetue a soma de A e B atribuindo o seu resultado na variável X. Imprima X conforme exemplo apresentado abaixo. Não apresente mensagem alguma além daquilo que está sendo especificado e não esqueça de imprimir o fim de linha após o resultado, caso contrário, você receberá "Presentation Error".
Entrada
A entrada contém 2 valores inteiros.
Saída
Imprima a mensagem "X = " (letra X maiúscula) seguido pelo valor da variável X e pelo final de linha. Cuide para que tenha um espaço antes e depois do sinal de igualdade, conforme o exemplo abaixo.
Exemplos de Entrada
10
9
-10
4
15
-7
Exemplos de Saída
X = 19
X = -6
X = 8
Resolução:
Bom como o próprio subtítulo de exercício faz entender, este é um exercício extremamente básico, tudo oque precisamos é ter uma noção básica de lógica de programação, matemática, e da linguagem de programação a ser utilizada.
O algoritmo no VisualG ficou assim:
Resolução - URI Online Judge 1001 no VisualG |
Na linha 9 foram declaradas as variáveis, e seu tipo como inteiro;
Nas linhas 14 e 15, o comando Leia serve para que seja digitado o que se pede, no caso as variáveis A e B.
Na linha 16 é onde ocorre a soma das variáveis A + B, e este valor é armazenado na variável X.
X <- A + B lê-se: X recebe A + B.
Depois de feito o algoritmo é só traduzir para a linguagem desejada. No caso a linguagem C.
Ficou assim:
Resolução - URI Online Judge 1001 feita em C. |
Primeiro de tudo é preciso fazer a estrutura básica de programas em C, que é basicamente carregar as bibliotecas para que possamos usar algumas funções padrões da linguagem, e criar a função principal(main()).
No exercício, na linha 1 foi carregada a biblioteca stdio.h que possibilita o uso das funções básicas de entrada e saída de dados, e na linha 2 a biblioteca stdlib.h para o uso de funções de sistema, por exemplo a função System("pause"), que pausa o programa após a execução dos comandos.
Linha 4: É estabelecida a função principal, onde serão escritos os comandos do programa. o inicio e fim da função é delimitada por { e }.
Linha 6: São declaradas as variáveis, sendo int a declaração do tipo das variáveis, A,B,X os nomes das variáveis e ; é utilizado para terminar a linha de comando.
Linhas 7 e 8: São os comandos para que sejam digitados os valores para A e B, scanf significa Leia, %d sinaliza que será digitado um valor inteiro(isto será abordado mais detalhadamente em outro momento.), &A e &B significa que os valores digitados serão gravados nos endereços das variáveis A e B.
Linha 10:, X = A + B; realiza a soba dos valores das variáveis A e B, e guarda na variável X.
Linha 12: printf é o comando escreva, nela quase tudo que estão entre " e " será mostrado na tela com alguma exceções, no caso %d sinaliza que o valor de uma variável do tipo inteiro será mostrado, e \n é um comando para que o programa pule uma linha. e X é a variável cujo valor será exibido.
Linha 18: system ("pause") como já foi dito antes serve para pausar o programa ao fim da execução.
Linha 19: return 0; Ao fim da função main ela devera retornar um valor, e como é uma função do tipo int é padrão usar o return 0;.
Sei que para quem já tem um contato maior com programação isso tudo é mesmo extremamente básico, mas espero que este conteúdo possa ajudar pessoas que desejam aprender programação e por acaso encontre este conteúdo.
Se você é uma dessas pessoas que aprendeu alguma coisa com esta postagem, deixe um comentário com sugestão, crítica ou mesmo uma reclamação. Ficarei feliz em ler, responder e buscar melhorar com ajuda da sua interação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário