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Problema:
URI Online Judge | 1002
Área do Círculo
A fórmula para calcular a área de uma circunferência é: area = π . raio2. Considerando para este problema que π = 3.14159:
- Efetue o cálculo da área, elevando o valor de raio ao quadrado e multiplicando por π.
Entrada
A entrada contém um valor de ponto flutuante (dupla precisão), no caso, a variável raio.
Saída
Apresentar a mensagem "A=" seguido pelo valor da variável area, conforme exemplo abaixo, com 4 casas após o ponto decimal. Utilize variáveis de dupla precisão (double). Como todos os problemas, não esqueça de imprimir o fim de linha após o resultado, caso contrário, você receberá "Presentation Error".
Exemplos de Entrada
2.00
100.64
150.00
Exemplos de Saída
A=12.5664
A=31819.3103
A=70685.7750
Resolução:
Basicamente o problema pede para criarmos um programa em que o usuário digita o valor do raio de um circulo, e através desse valor seja calculado e exibido o valor de sua área.Nos é dado o valor de π = 3.14159, e a formula para o calculo da área: area = π . raio2.
Então só oque devemos fazer é:
Criar uma variável raio
Pedir para que seja digitado o valor de raio
e plicar a formula area = π . raio2. como raio2 é igual a raio vezes raio, usaremos area = π . raio*raio.
Atribuir o resultado á variável area e exibir o valor na tela, com o detalhe de que deverão ser mostradas quatro casas após o ponto.
Algoritmo no VisualG.
Descrição linha a linha:
Linha 1: Inicio e nome do algoritmo.
Linhas 3 - 5: Comentários a cerca do algoritmo.
Linha 6: Inicio da declaração das variáveis
Linha 7: Comentário.
Linha 8: Declaração das variáveis. raio e area são os nomes das variáveis, e real é o tipo.
Linha 11: Inicio do programa.
Linha 12: Comentário.
Linha 13: Comando para entrada do valor da variável raio. Leia é o comando para entrada de dados que devem ser digitados entre ( e ).
Linha 15: Calculo da área e atribuição do resultado à variável area. area <- siguinifica que o valor do calculo 3.14159*raio*raio será armazenado na variável area.
Linha 16: Comando para exibição do resultado na tela. Escreva com um l na frente: escreval, serva para que algo seja mostrada na tela e logo após, o programa pula uma linha. A= será mostrado na tela exatamente assim, por esta entra " e " . area é a variável cujo o valor será mostrado na tela, e 1:4 serve para limitar o numero de casas que será mostrado antes e depois do ponto respectivamente.
se o numero de casas antes da virgula for maior que o numero declarado, ele será exibido por completo, mas se o número de casas depois da virgula for mair que o numero declarado, e será exibido somente até a casa que foi indicada.
Linha 18: Fim do algoritmo.
Programa em C:
Descrição linha a linha:
Linhas 1 - 3: Comentários a cerca do programa.
Linha 5: Comanando para carregar a biblioteca stdio.h. #include indica que uma biblioteca será incluída, e esta deve ser dicada entre os comandos de < e >.
Linha 8: Início da função principal do programa.
Linha 9: Declaração das variáveis. double indica o tipo das variáveis, que são ponto flutuante (dupla precisão) como pede o exercício. raio e area são os nomes das variáveis.
Linha 11: scanf é o comando para a entrada dos dados, %lf indica que será lida uma variável do tipo double, &raio, indica que o valor digitado será armazenado na variável raio.
Linha 12: area = 3.1215598raio*raio indica que o calculo é feito, e seu resultado é armazenado na variavel area.
Linha 13: Printf é o comando para que algo seja mostrado na tela, A= será mostrado, %1.4lf\n indica como a variável area será mostrada, 1.4 é o a quantidade de casas antes de depois da virgula, lf indica que é uma variável do tipo double, e \n faz o programa pular uma linha após a execução.
Linha 16: Indica o valor que a função main ira retornar ao fim do programa.
Linha 17: fim da execução do programa, indicado pelo fechamento das chaves } que foi aberta na linha 8.
Obrigado por visitar o pontoProgramar, espero que tenha encontrado oque procurava.
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